Move PME

No âmbito da aprovação da candidatura pelo POCI – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Tipologia de Operação “Move PME” – “candidatura nº POCI-03- 3560-FSE- 000305”, a IDSET – Associação Portuguesa para a Inovação e Desenvolvimento irá desenvolver um conjunto de intervenções de consultoria e formação em empresas.

Identificação e Enquadramento do Projeto:
Aviso: POCI-60-2016-07
Projeto nº: POCI-03-3560-FSE-000305
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Fundo: FSE – Fundo Social Europeu
Eixo Prioritário: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego
Objetivo temático: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
Prioridade de Investimento: Adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança
Tipologia da Operação: Move PME
Organismo Intermédio: AIP-CCI – Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria

Montantes Envolvidos:
Financiamento Aprovado: 692.798,30€
Financiamento Público: 488.143,85€

Regiões de Intervenção:
O presente projeto poderá ser desenvolvido nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Objetivo

O Programa de Move PME tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas apoiadas em temáticas associadas à inovação e à mudança, através de:

  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas,
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação,
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.

 

Áreas Temáticas do Projeto

  • Organização e Gestão

Objetivos gerais: Qualificar PME para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global. Concretizar práticas de inovação organizacional, por via da aplicação de novos métodos organizacionais no negócio ou na organização do local de trabalho (layout). Aplicar métodos de gestão adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas Finanças, Estratégia, Produção e Logística Marketing e Vendas e Recursos Humanos.
Público-alvo: Micro, pequenas e médias Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que pretendam otimizar as suas práticas de gestão, pela implementação de práticas de inovação organizacional e de melhoria contínua.

 

  • Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação ou outros)

Objetivos gerais: Preparar as empresas para a Certificação, segundo referências normativos nacionais e/ou internacionais. Otimizar processos, reduzindo não conformidades e ineficiências. Aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação junto dos stakeholders.

Público-alvo: Micro, pequenas e médias Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que visem a sua certificação futura

Metodologia formativa
O Move PME é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos, e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para o saber-fazer técnicos e relacionais.

Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job).

Duração da Intervenção

Elegibilidade das Empresas Beneficiárias

  • Certificação PME;
  • Registo e autenticação no Balcão 2020;
  • Contabilidade organizada
  • Situação regularizada face à Segurança Social e Administração Fiscal;
  • Situação regularizada com entidades gestoras de incentivos no âmbito dos Fundos Estruturais e de Investimento;
  • Poderem legalmente exercer a atividade (licenciamentos, alvarás, outros…)
  • Não ser considerada “empresa em dificuldade” de acordo com a definição prevista no art. 2 do Regulamento CE nº 651/2014;
  • Apresentar situação liquida positiva relativamente ao último exercício económico encerrado;
  • Não se encontrar sujeita a uma injunção de recuperação, ainda pendente, conforme previsto na alínea a) do nº 4 art. 1 do Regulamento EU nº 651/2014;
  • Não ter salários em atraso.

Caso pretenda que a sua empresa integre este projeto poderá manifestar o seu interesse e obter mais informações através dos contactos da IDSET:

Tel.: 265 098 907   |   Email: geral@idset.pt