A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial.
Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes-fazer técnicos e relacionais.
Para informações adicionais solicite atendimento personalizado com um dos nossos técnicos.
O projeto Formação-Ação 2030, promovido pela IDSET e cofinanciado pelo COMPETE 2030, visa apoiar micro, pequenas e médias empresas (PME) na sua adaptação à mudança, através de um modelo integrado de formação e consultoria personalizada, ajustado às necessidades de cada organização, de forma a a responder aos desafios da inovação, transição digital, sustentabilidade e competitividade. Apoio técnico com impacto direto no desempenho empresarial.
Empresas com estatuto de PME, certificadas pelo IAPMEI, localizadas nas regiões Norte, Centro ou Alentejo, e com situação regularizada perante a Segurança Social e Autoridade Tributária.
Diagnóstico e Plano de Ação
Levantamento de necessidades e definição das áreas prioritárias.
Formação e Acompanhamento
Sessões em sala e consultoria prática, em contexto real de empresa.
Avaliação e Encerramento
Medição de resultados, melhorias implementadas e roadmap de continuidade.
O Programa visa uma intervenção estruturada em conjuntos de PMEs às quais apresenta soluções comuns e coerentes face a problemas e oportunidades a explorar no quadro dessas empresas. Os objetivos gerais do Programa, entre outros, são os de aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes com o objetivo de promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.
O objetivo é, através da sua intervenção nas PME do turismo, modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão; diversificar a oferta e contribuir para a afirmação de Portugal como destino turístico de referência; referenciar Portugal como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos.
Melhorar o desempenho e organizacional e a capacidade competitiva das PME do sector do turismo através do desenvolvimento de competências em domínios de problema especificamente identificados.
A intervenção dirige-se a empresas que pretendem resolver problemas de gestão, organização e funcionamento previamente identificados e caracterizados através da realização de um diagnóstico. A abordagem proposta centra-se na promoção da eficiência organizativa global através do reforço das qualificações dos trabalhadores da empresa.
Qualificar as empresas do turismo dotando-as de competências em áreas críticas/relevantes para o desenvolvimento, modernização e reforço de competitividade do sector.
A intervenção comtempla o desenvolvimento das competências dos trabalhadores das empresas do sector através da realização de formação que permite reforçar a sua capacidade de resposta em domínios de qualificação considerados críticos para o sector. Esta intervenção apoia-se nos exercícios de diagnóstico de âmbito sectorial previamente realizados, articulando-os com as necessidades explicitadas pelas empresas.
O Programa de Move PME tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas apoiadas em temáticas associadas à inovação e à mudança, através de:
Qualificar PME para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global. Concretizar práticas de inovação organizacional, por via da aplicação de novos métodos organizacionais no negócio ou na organização do local de trabalho (layout). Aplicar métodos de gestão adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas Finanças, Estratégia, Produção e Logística Marketing e Vendas e Recursos Humanos.
Preparar as empresas para a Certificação, segundo referenciais normativos nacionais e/ou internacionais. Otimizar processos, reduzindo não conformidades e ineficiências. Aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação junto dos stakeholders.
Incluir as tecnologias digitais no quotidiano das empresas. Implementar níveis acrescidos de conetividade em toda a cadeia de valor da empresa, com o objetivo de as capacitar para uma adequada resposta à crescente individualização da procura e dos mercados. Reforçar o posicionamento e notoriedade das empresas à escala global (Universo web).
Dotar as PME de conhecimentos de natureza económico-financeira e de ferramentas e práticas de gestão que lhes permitam avaliar o desempenho da sua empresa e tomar decisões que garantam a sustentabilidade económica e financeira da empresa no longo prazo.