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Formação-Ação

Aprendizagem em contexto organizacional, formação e de consultoria

Formação-Ação

A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial.

Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes-fazer técnicos e relacionais. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job).

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Melhor Turismo 2020

O Programa visa uma intervenção estruturada em conjuntos de PME às quais apresenta soluções comuns e coerentes face a problemas e oportunidades a explorar no quadro dessas empresas. Os objetivos gerais do Programa, entre outros, são os de aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes com o objetivo de promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.

O objetivo é, através da sua intervenção nas PME do turismo, modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão; diversificar a oferta e contribuir para a afirmação de Portugal como destino turístico de referência; referenciar Portugal como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos.

Áreas Temáticas do Projeto
Ciclo Planeamento

Melhorar o desempenho e organizacional e a capacidade competitiva das PME do sector do turismo através do desenvolvimento de competências em domínios de problema especificamente identificados.

A intervenção dirige-se a empresas que pretendem resolver problemas de gestão, organização e funcionamento previamente identificados e caracterizados através da realização de um diagnóstico. A abordagem proposta centra-se na promoção da eficiência organizativa global através do reforço das qualificações dos trabalhadores da empresa.

Constituem domínios temáticos a privilegiar os seguintes:

  • Gestão estratégica
  • Gestão Administrativa e Financeira
  • Gestão de Equipas de Trabalho
  • Marketing e Publicidade
  • Estratégias de Internacionalização
  • Qualidade de Serviço na Hotelaria, Restauração e Turismo
  • Proteção Ambiental
Ciclo Temático

Qualificar as empresas do turismo dotando-as de competências em áreas críticas/relevantes para o desenvolvimento, modernização e reforço de competitividade do sector.

A intervenção comtempla o desenvolvimento das competências dos trabalhadores das empresas do sector através da realização de formação que permite reforçar a sua capacidade de resposta em domínios de qualificação considerados críticos para o sector. Esta intervenção apoia-se nos exercícios de diagnóstico de âmbito sectorial previamente realizados, articulando-os com as necessidades explicitadas pelas empresas.

Constituem domínios temáticos a privilegiar os seguintes:

  • Acolhimento e atendimento ao cliente, incluindo a gestão de reclamações
  • Controlo de gestão
  • Marketing e Gestão de Canais Online
  • Negociações e Vendas
  • Segurança e gestão de riscos
  • Gestão de Aprovisionamentos e Relação com Fornecedores
  • Comunicação em Língua Estrangeira
  • Técnicas específicas de prestação de serviço (ex.: serviço de restaurante, bar, cozinha internacional, doçaria tradicional, orientação de atividades de ar livre, atividades de animação turísticas, serviço de vinhos…)

Empresas com atividade nas CAE identificadas. Consideram-se como principais condições de participação terem menos de 50 trabalhadores. Podem ser apoiados projetos formativos de empresas com mais de 50 trabalhadores em função da relevância do projeto e no caso de não terem um volume de negócios superior a 2 000 000,00 €.

No Programa de Formação-Ação “Melhor Turismo 2020” são consideradas Entidades Beneficiárias as micro, pequenas e médias empresas do turismo, integradas nas CAE 55, 56, 77, 79, 82, 91, 93 e 96. O Programa “Melhor Turismo 2020” considera as empresas até 50 trabalhadores os seus principais grupos-alvo.

Elegibilidade das Empresas Beneficiárias:

  • Certificação PME;
  • Registo e autenticação no Balcão 2020;
  • Contabilidade organizada
  • Situação regularizada face à Segurança Social e Administração Fiscal;
  • Situação regularizada com entidades gestoras de incentivos no âmbito dos Fundos Estruturais e de Investimento;
  • Poderem legalmente exercer a atividade (licenciamentos, alvarás, outros…)
  • Não ser considerada “empresa em dificuldade” de acordo com a definição prevista no art. 2 do Regulamento CE nº 651/2014;
  • Apresentar situação liquida positiva relativamente ao último exercício económico encerrado;
  • Não se encontrar sujeita a uma injunção de recuperação, ainda pendente, conforme previsto na alínea a) do nº 4 art. 1 do Regulamento EU nº 651/2014;
  • Não ter salários em atraso.
MOVE PME

O Programa de Move PME tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas apoiadas em temáticas associadas à inovação e à mudança, através de:

  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
Áreas Temáticas do Projeto
Organização e Gestão

Qualificar PME para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global. Concretizar práticas de inovação organizacional, por via da aplicação de novos métodos organizacionais no negócio ou na organização do local de trabalho (layout). Aplicar métodos de gestão adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas Finanças, Estratégia, Produção e Logística Marketing e Vendas e Recursos Humanos.

Micro e pequenas Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que pretendam otimizar as suas práticas de gestão, pela implementação de práticas de inovação organizacional e de melhoria contínua.

Implementação de Sistemas de Gestão

Preparar as empresas para a Certificação, segundo referenciais normativos nacionais e/ou internacionais. Otimizar processos, reduzindo não conformidades e ineficiências. Aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação junto dos stakeholders.

Micro e pequenas Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que visem a sua certificação futura.

Economia Digital

Incluir as tecnologias digitais no quotidiano das empresas. Implementar níveis acrescidos de conetividade em toda a cadeia de valor da empresa, com o objetivo de as capacitar para uma adequada resposta à crescente individualização da procura e dos mercados. Reforçar o posicionamento e notoriedade das empresas à escala global (Universo web).

Micro e pequenas Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que pretendam adequar os seus modelos de negócios, com vista à inserção da PME na economia digital.

Capitalizar - Otimização de Recursos Financeiros

Dotar as PME de conhecimentos de natureza económico-financeira e de ferramentas e práticas de gestão que lhes permitam avaliar o desempenho da sua empresa e tomar decisões que garantam a sustentabilidade económica e financeira da empresa no longo prazo.

Micro e pequenas Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que pretendam adquirir conhecimento quanto às modalidades de financiamento mais adequadas ao seu modelo de negócio e ao ciclo de vida da empresa em que se encontram.

Metodologia Formativa

O Move PME é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos, e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para o saber-fazer técnicos e relacionais. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job).

Elegibilidade das Empresas Beneficiárias

  • Certificação PME;
  • Registo e autenticação no Balcão 2020;
  • Contabilidade organizada
  • Situação regularizada face à Segurança Social e Administração Fiscal;
  • Situação regularizada com entidades gestoras de incentivos no âmbito dos Fundos Estruturais e de Investimento;
  • Poderem legalmente exercer a atividade (licenciamentos, alvarás, outros…)
  • Não ser considerada “empresa em dificuldade” de acordo com a definição prevista no art. 2 do Regulamento CE nº 651/2014;
  • Apresentar situação liquida positiva relativamente ao último exercício económico encerrado;
  • Não se encontrar sujeita a uma injunção de recuperação, ainda pendente, conforme previsto na alínea a) do nº 4 art. 1 do Regulamento EU nº 651/2014;
  • Não ter salários em atraso.